UM POUCO DE HISTÓRIA


     A teoria da Relatividade Especial (RE), também chamada de Relatividade Restrita (RR), veio à luz em 1905, quando Albert Einstein estava com apenas 26 anos de idade, em um artigo cujo título curioso era "Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento". Nesse artigo, ele propõe idéias mais abrangentes aplicáveis tanto à Mecânica quanto ao Eletromagnetismo, de modo a superar uma inconsistência que havia entre essas duas grandes teorias da Física Clássica.

     A mecânica newtoniana está baseada nas três leis do movimento propostas por Isaac Newton no século XVII, ao passo que o Eletromagnetismo baseia-se nas chamadas equações de Maxwell, um conjunto de quatro equações que descrevem o comportamento dinâmico dos campos elétrico e magnético e de suas interações com a matéria eletricamente carregada. Determinadas situações envolvendo fenômenos eletromagnéticos eram muito bem descritas pelas equações de Maxwell, mas os resultados previstos por essas equações, quando aplicadas a corpos eletrizados e em movimento, estavam em conflito com as correspondentes previsões feitas pela Mecânica Clássica a partir das leis newtonianas do movimento.

     Através da Teoria da Relatividade, Einsten uniu estas duas teorias na mesma forma de pensá-las, de forma que suas conclusões podem ser aplicadas tanto a uma quanto a outra.

     -     VOLTA AO ROTEIRO      -